Como ficar um passo à frente dos fraudadores
Siga estas etapas simples para ajudar a proteger você e sua família, amigos, colegas de trabalho e funcionários.


No J.P. Morgan, proteger as informações do cliente é uma prioridade. É por isso que aplicamos controles e procedimentos que ajudam a proteger suas contas contra atividades fraudulentas.
Mas não podemos fazer isso sozinhos. Também é importante que você fique vigilante, compreendendo as tendências emergentes e tomando medidas para se proteger contra possíveis violações e exposição.
À medida que o cenário de fraude continua a evoluir, incentivamos todos os nossos clientes, bem como seus filhos e pais, e uma extensa rede de amigos, funcionários e colegas de trabalho a seguir as etapas de ação simples abaixo para proteger informações, identidades e perfis financeiros.
Para começar, seja dentro ou fora do J.P. Morgan, uma das precauções mais importantes que você pode tomar para evitar fraudes é verificar verbalmente todas as instruções de pagamento com seu beneficiário, provedor de serviços ou contato de confiança ao receber os detalhes da solicitação de pagamento por e-mail.

5 prioridades para fazer com o J.P. Morgan
1. CRIE NOME DE USUÁRIO ÚNICOS E COMPLEXOS — NÃO APENAS SENHAS
Como parte de nossa autenticação multifator, o J.P. Morgan oferece um token RSA, um código em tempo real que é atualizado a cada minuto e é fornecido apenas a você. Além de seu nome de usuário e senha, um token RSA fornece uma segunda camada de validação quando você faz login em sua conta via J.P. Morgan Online℠ e o aplicativo J.P. Morgan Mobile®.
Faça isso:
- Em um computador:
- Faça login na sua conta do J.P. Morgan Online.
- Clique no ícone "pessoa" no canto superior direito.
- Selecione "Proteger informações" em "Login e segurança".
- Crie um nome de usuário exclusivo que não inclua suas informações pessoais.
- Clique em "Senha" no menu à esquerda para criar uma senha forte usando uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.
- Em seguida, revise suas outras contas online para garantir que essas credenciais de login também sejam fortes e exclusivas. Use a autenticação multifator em todas as contas (incluindo contas de e-mail).
- Em um dispositivo móvel ou tablet:
- Faça login no aplicativo J.P. Morgan Mobile®.
- Clique no ícone "pessoa" no canto superior direito.
- Selecione "Configurações".
- Selecione "Preferências de login" e "Nome de usuário e senha".
- Crie um nome de usuário exclusivo que não inclua suas informações pessoais.
- Crie uma senha forte usando uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.
2. CONFIGURE UM TOKEN SEGURO PARA PROTEGER AINDA MAIS SUAS CONTAS ONLINE
Entre em contato com a equipe de atendimento ao cliente do J.P. Morgan para solicitar um token seguro para o seu perfil online.
3. Ative alertas online.
A ativação de alertas permite que você esteja um passo à frente da fraude. O J.P. Morgan Online oferece alertas que você pode aplicar ao seu perfil e contas online. Quando ativados, esses alertas notificam você sobre transações possivelmente fraudulentas ou alterações de conta.
Faça isso:
- Em um computador, ative os alertas:
- Faça login na sua conta do J.P. Morgan Online.
- Clique no ícone "pessoa" no canto superior direito.
- Selecione "Gerenciar alertas" em "Alertas".
- Configure os e-mails e números de telefone para onde os alertas devem ser enviados.
- Selecione "Escolher alertas" no menu à esquerda para ativar alertas para cada conta.
- Para obter mais informações sobre os alertas disponíveis, clique aqui.
- Em um dispositivo móvel ou tablet:
- Faça login no aplicativo J.P. Morgan Mobile®.
- Clique no ícone "pessoa" no canto superior direito.
- Selecione "Gerenciar alertas".
- Selecione "Preferências de entrega" para configurar os e-mails e números de telefone para onde os alertas devem ser enviados.
- Ative alertas para cada conta.
4. CONFIGURE DEMONSTRATIVOS SEM PAPEL PARA AJUDAR A EVITAR QUE AS INFORMAÇÕES DA SUA CONTA SEJAM PERDIDAS OU ROUBADAS NO CORREIO
Se um cheque for roubado ou perdido, um fraudador terá acesso às suas informações pessoais, incluindo seu nome, endereço, número da conta bancária e assinatura. Quando você usa sistemas de pagamento de contas online, o J.P. Morgan envia um cheque em seu nome sem revelar o número da sua conta pessoal ao beneficiário.
Faça isso:
- Inscreva-se no Paperless Statements entrando em contato com a equipe de atendimento ao cliente. Você também pode atualizar suas preferências no J.P. Morgan Online seguindo estas etapas:
- Em um computador:
- Faça login na sua conta do J.P. Morgan Online.
- Clique no ícone "pessoa" no canto superior direito.
- Selecione "Personalizar configurações" em "Configurações da conta".
- Revise as configurações e clique em "Autorizo" para salvar as alterações.
- Em um dispositivo móvel ou tablet:
- Faça login no aplicativo J.P. Morgan Mobile®.
- Clique no ícone "pessoa" no canto superior direito.
- Selecione "Configurações".
- Selecione "Configurações da conta" e "Sem papel".
- Revise as configurações e clique em "Autorizo" para salvar as alterações.
5. IMPLEMENTE CONTROLES DE MOVIMENTO DE DINHEIRO
Faça isso:
- Empregue um processo de retorno de chamada para verificar os detalhes do pagamento
- Entre em contato com a equipe de atendimento ao cliente do J.P. Morgan para saber mais sobre como se inscrever no J.P. Morgan Online. Se precisar de ajuda para configurar seus pagamentos de contas online, você será conectado a um assistente pessoal bancário dedicado.
- Aproveite os sistemas de pagamento de contas online em vez de preencher cheques pessoais para proteger os detalhes da sua conta.

5 prioridades para fazer fora do J.P. Morgan
1. PROTEJA SUA IDENTIDADE: CONGELE SEU CRÉDITO, REVISE SEUS RELATÓRIOS DE CRÉDITO PERIODICAMENTE E INSCREVA-SE EM UM SERVIÇO DE MONITORAMENTO DE CRÉDITO
Congelar seu crédito é uma medida proativa contra o roubo de identidade. Um congelamento de crédito, também conhecido como congelamento de segurança, restringe o acesso ao seu relatório de crédito, tornando mais difícil para ladrões de identidade abrir contas em seu nome e/ou abusar de seu crédito.
Faça isso:
- Entre em contato com cada agência de crédito para fazer e suspender o congelamento de crédito:
- Equifax: 800.349.9960 | www.equifax.com/personal/credit-report-services/credit-freeze.
- Experian: 888.397.3742 | www.experian.com/freeze.
- TransUnion: 888.909.8872 | www.transunion.com/freeze.
- Observação: Não esqueça ou perca o PIN para cancelar o congelamento de crédito.
- Solicite uma cópia do seu relatório em www.annualcreditreport.com ou entre em contato diretamente com cada agência de crédito.
- Inscreva-se no Chase Credit Journey, nosso serviço gratuito de monitoramento de crédito por meio do J.P. Morgan Online. Para mais informações, acesse https://www.chase.com/personal/credit-cards/chase-credit-journey.
2. Escolha um provedor de e-mail respeitável E ATIVE SUAS OFERTAS DE SEGURANÇA
Faça isso:
- Mantenha contas separadas para uso pessoal e comercial e não as use de forma intercambiável.
- Crie credenciais de login complexas e exclusivas usando uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Mude suas senhas três ou quatro vezes por ano.
- Ative a autenticação multifator para proteger ainda mais as contas de e-mail.
- Exclua e-mails com informações pessoais, como fotos de carteiras de identidade ou documentos salvos nas pastas Caixa de entrada, Enviados e Lixeira.
3. Entre em contato com seu provedor de serviços móveis para impedir proativamente a portabilidade de telefone e o encaminhamento de chamadas.
Em uma tendência emergente, os fraudadores começaram a sequestrar números de telefone enganando os provedores de serviços de telefonia celular para transferir (ou portar) o número de telefone da vítima para um novo dispositivo ou invadindo a conta online de um indivíduo com o provedor de serviços. Quando isso ocorre, os fraudadores obtêm acesso aos dados transferidos do dispositivo móvel original e podem redefinir as senhas da vítima em todas as contas que usam o número de telefone para recuperação automática. Eles também podem receber códigos de verificação únicos enviados para o número do celular por mensagem de texto, telefonema ou e-mail. Igualmente preocupante é a facilidade com que um número de telefone pode ser encaminhado para outro número.
Faça isso:
- Faça login em sua conta online ou ligue para seu provedor de serviços para congelar a portabilidade do telefone e os recursos de encaminhamento de chamadas e adicione uma senha verbal à sua conta para segurança adicional.
4. Instale software antivírus e de bloqueio de anúncios em todos os seus dispositivos e mantenha-os atualizados.
Faça isso:
- Faça a lição de casa - nem todos os softwares são criados da mesma maneira. Você deve considerar um software que inclua proteção multicamada contra malware, spyware e adware. Alguns também oferecem recursos de filtragem de firewall e spam, bem como proteção contra ransomware.
5. PROTEJA SUA IDENTIDADE LIMITANDO A QUANTIDADE DE INFORMAÇÕES COMPARTILHADAS ONLINE E NAS MÍDIAS SOCIAIS
Faça isso:
- Revise suas configurações de privacidade de mídia social e as informações às quais uma pessoa pode ter acesso ao visualizar suas contas, bem como as de seus filhos.
- Remova informações pessoais compartilhadas online que possam ser usadas por fraudadores em uma tentativa de fraudá-lo.

5 coisas principais que você nunca deve fazer
1. Não assuma que um telefonema, e-mail ou mensagem de texto é genuíno.
Desconfie de imitadores. Os fraudadores usam técnicas de engenharia social para induzir você a divulgar informações ou tomar medidas em uma conta financeira.
2. Não compartilhe informações pessoais com pessoas desconhecidas.
Esteja atento às informações que você compartilha com outras pessoas, mesmo no curso normal dos negócios.
3. Não use as mesmas credenciais e senhas para suas contas online.
Considere o uso de uma ferramenta de gerenciamento de senhas.
4. Não permita que pessoas desconhecidas acessem seu computador remotamente.
Mesmo que afirmem ser de um serviço ou provedor de tecnologia respeitável.
5. Não use redes Wi-Fi públicas (como as de hotéis, aeroportos e cafeterias).
Se você precisar usar Wi-Fi público, use-o por meio de uma rede privada virtual (VPN).
Na palma da mão
Imprima essa lista de verificação
para ajudar a proteger você, sua família e sua empresa contra fraudes.